Semapa convida produtores da agricultura familiar para atualização de cadastro

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Semapa convida produtores da agricultura familiar para atualização de cadastro

Foto: Marcos Cardial

Agricultores e produtores rurais de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) que fazem parte da agricultura familiar, devem realizar o cadastro ou atualização dos dados para o censo agropecuário. A convocação por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAPA) tem por objetivo atualizar as informações de todas as propriedades, agricultores e produtos.

Conforme a Semapa, serão levantados dados como a produção de alimentos, criação de animais para venda ou subsistência, informações sobre a área e o perfil do produtor. O prazo para atualização do cadastro segue até o dia 15 de julho e não gera custos.

Para o cadastro é necessário apresentar documentos pessoais do proprietário e da propriedade. A ação é realizada na sede da Secretaria de Agricultura, anexa à Prefeitura Municipal.

“Toda informação repassada será apenas de uso da Secretaria. É um pedido do prefeito Gustavo Melo para que possamos transformar estas informações em políticas públicas concretas para os produtores, à exemplo de várias que temos realizado”, explica o secretário da pasta, João Dias de Freitas.

Com o cadastrado atualizado o produtor pode ser contemplado com as ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura. Entre os benefícios, estão os serviços de patrulha mecanizada, assistência técnica, aquisição do Selo de Inspeção Municipal, além da possibilidade em fornecer a produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O produtor que deixa de atualizar ou se cadastrar, ele deixa de ser beneficiado com as ações que o município desenvolve. Vale ressaltar que nunca na história de Alto Araguaia houve um apoio e suporte tão grande na agricultura”, finaliza João Dias.